Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ex-Conselheira Senior do Banco Mundial denuncia corrupção do Federal Reserve, dos EUA
(30mai2013)

Por Alex Newman, no sítio do jornal The New American, publicado em 22 de maio de 2013.

Foto da sede do Banco Mundial em Washington, DC

Uma ex-insider no Banco Mundial, a ex-Conselheira Senior Karen Hudes, diz que o sistema financeiro mundial é dominado por um pequeno grupo de figuras corruptas, sedentas de poder, centrado em torno da propriedade privada do Federal Reserve dos EUA. A rede assumiu o controle dos meios de comunicação para encobrir seus crimes, também, explicou. Em entrevista ao The New American, Hudes disse que quando ela tentou denunciar vários problemas no Banco Mundial foi demitida por seus esforços. Agora, juntamente com uma rede de companheiros denunciantes, Hudes está determinada a expor e acabar com a corrupção. E ela está confiante no seu sucesso.

Citando um explosivo estudo suíço de 2011 publicado na revista PLOS ONE sobre a "rede do controle corporativo global", Hudes apontou que um pequeno grupo de entidades - em sua maioria instituições financeiras e, especialmente, os bancos centrais - exerce uma enorme quantidade de influência sobre a economia internacional por trás dos bastidores. "O que realmente está acontecendo é que os recursos do mundo estão sendo dominados por esse grupo", explicou ela, acrescentando que os "corruptos posseiros do poder" conseguiram dominar os meios de comunicação também. "Eles estão sendo autorizados a fazê-lo."

Segundo o artigo peer-reviewed [N.T.: publicação aprovada por conselho editorial], que apresentou a primeira investigação mundial da arquitetura da propriedade na economia internacional, as corporações transnacionais formam uma "estrutura do tipo gravata borboleta gigante". Uma grande parte do controle, por sua vez, "flui para um pequeno núcleo fortemente unido das instituições financeiras". Os pesquisadores descreveram o núcleo como uma "super entidade econômica" que levanta questões importantes para os formuladores de políticas e pesquisadores. Claro, as implicações são enormes para os cidadãos também.

Hudes, uma advogada que passou cerca de duas décadas de trabalho no departamento jurídico do Banco Mundial, tem observado as maquinações da rede de perto. "Eu percebi que estávamos lidando com algo conhecido como captura de Estado, o que se dá onde as instituições do governo são cooptadas pelo grupo que é corrupto", disse ela ao jornal The New American, em uma entrevista por telefone. "Os pilares do governo dos EUA - alguns deles - são disfuncionais por causa da captura do Estado, esta é uma grande história, este é um grande encobrimento".

No coração da rede, disse Hudes, são 147 as instituições financeiras e os bancos centrais - especialmente o Federal Reserve, que foi criado pelo Congresso, mas é detido essencialmente por um cartel de bancos privados. "Esta é uma história sobre como o sistema financeiro internacional foi secretamente caçado, principalmente por parte dos bancos centrais - eles são os únicos de que estamos a falar", explicou ela. "Os banqueiros centrais têm jogado com o sistema. Eu diria que esta é uma tomada de poder".

O FED, em particular está no centro da rede e do encobrimento, Hudes continuou, citando uma política e um órgão de supervisão que inclui o topo do governo e autoridades do FED. Os banqueiros centrais também manipulam os preços do ouro, ela acrescentou, ecoando preocupações generalizadas as quais The New American tem documentado extensivamente. Na verdade, até mesmo as imprecisas demonstrações financeiras do Banco Mundial que Hudes vem tentando expor estão ligadas ao banco central dos EUA, disse ela.

"O grupo de que estamos falando a partir do estudo de Zurique - e que é o Federal Reserve; ele tem algumas outras peças com ele, mas é o Federal Reserve", Hudes explicou. "Assim, o Federal Reserve secretamente dominou a economia mundial utilizando diretorias de corporações secretas e interligadas, e aterrorizando quem conseguir descobrir que eles estavam tendo qualquer tipo de atuação, e colocando pessoas em posições muito importantes para que eles pudessem obter um passe livre".

O sombrio, mas imensamente poderoso Bank for International Settlements [Banco de Compensações Internacionais] serve como "o clube desses banqueiros centrais privados", Hudes continuou. "Agora, as pessoas vão querer que continuem sendo pagos juros sobre as dívidas dos seus países a esse grupo quando elas descobrirem os truques secretos que esse grupo tem feito? Não se esqueça de como eles enriqueceram extraordinariamente e de como eles tomaram o dinheiro do contribuinte para o resgate".

Tanto quanto intervir no preço do ouro, Hudes disse que havia um esforço pela rede poderosa e seus bancos centrais para "manter seu papel-moeda" - uma suspeita partilhada por muitos analistas e até mesmo altos funcionários do governo. A denunciante do Banco Mundial também disse que, ao contrário das alegações oficiais, ela não acreditava que houvesse algum ouro mantido em Fort Knox. Mesmo congressistas e governos estrangeiros têm tentado descobrir se os metais preciosos ainda estavam lá, mas tiveram pouco sucesso. Hudes, no entanto, acredita que o golpe acabará desfeito.

"Isso é como bandidos tentando descobrir onde eles podem ir se esconder. É uma máfia", disse ela. "Esses culpados que tomaram todo esse poder econômico conseguiram se infiltrar em ambos os lados da questão, de modo que você vai encontrar pessoas que supostamente estão tentando lutar contra a corrupção que estão lá apenas para espalhar desinformação e como um agente para elevar qualquer um que manobre para agirem em conjunto .... Esses bandidos pensam que se eles podem manter o mundo ignorante, eles podem sangrá-lo por mais tempo".

Claro, a grande corrupção nos mais altos níveis do governo e de negócios não é um fenômeno novo. O historiador e professor Carroll Quigley, da Georgetown University, que serviu como conselheiro do presidente Bill Clinton, por exemplo, escreveu sobre o esquema em seu livro de 1966 Tragedy and hope: A history of the world in our time. O peso pesado acadêmico, que foi autorizado a analisar documentos pertencentes aos altos escalões do establishment global, ainda explicou como o sistema corrupto trabalharia - muito semelhante ao que Hudes descreve.

"Os poderes do capitalismo financeiro tiveram um objetivo de longo alcance, nada menos do que criar um sistema mundial de controle financeiro em mãos privadas capaz de dominar o sistema político de cada país e a economia do mundo como um todo", escreveu o professor Quigley, que concordou com os objetivos, mas não o sigilo. "Este sistema era para ser controlado de um modo feudal pelos bancos centrais do mundo agindo em conjunto por acordos secretos aos quais se chegaria em frequentes reuniões privadas e conferências. O ápice do sistema seria o Banco de Compensações Internacionais em Basileia, na Suíça, um banco privado possuído e controlado pelos bancos centrais do mundo que eram eles próprios corporações privadas".

Mas isso não vai acontecer, disse Hudes - pelo menos não se ela puder fazer algo a respeito disso. Enquanto os meios de comunicação são dominados pela rede dos "usurpadores do poder", Hudes vem trabalhando com governos estrangeiros, jornalistas, autoridades dos EUA, governos estaduais, e uma ampla coalizão de colegas denunciantes para explodir e abrir todo o esquema. Houve um pouco de interesse, também, particularmente entre os governos estrangeiros e autoridades estaduais nos Estados Unidos.

Citando a sabedoria dos Pais Fundadores dos Estados Unidos na criação de um sistema federal de governo com várias camadas de freios e contrapesos, Hudes disse que estava confiante de que a rede acabaria por ser exposta e submetida ao império da lei, impedindo a corrupção secreta. Se e quando isso acontecer - mesmo que possa ser de forma desordenada -, Hudes diz que os metais preciosos terão mais uma vez um papel na imposição de disciplina sobre o sistema monetário. O Estado de Direito também seria restaurado, disse ela, e o público vai exigir uma imprensa adequada para se manter informado.

"Nós vamos ter um sistema financeiro depurado, que é para onde estamos caminhando, mas ao mesmo tempo as pessoas que não sabem como o sistema foi manipulado vão descobrir", disse ela. "Nós vamos ter um tipo diferente de sistema financeiro internacional .... Vai ser um novo tipo de mundo onde as pessoas saberão o que estiver acontecendo - não mais acordos de bastidores; isso não vai continuar acontecendo. Nós vamos ter um tipo diferente de mídia, se as pessoas não quiserem ser dominadas e controladas, e eu acho que elas não querem."

Enquanto soando otimista, Hudes reconhece que o mundo está enfrentando um perigo sério agora - ainda há planos em andamento para impor a lei marcial nos Estados Unidos, disse ela. Os próximos passos serão fundamentais para a humanidade. Como tal, Hudes argumenta, é fundamental que as pessoas do mundo descubram a ilegalidade, corrupção e ladroagem que estão acontecendo nos níveis mais altos - e acabem com isso de uma vez por todas. As consequências da inação seriam desastrosas.

Alex Newman, correspondente estrangeiro para o The New American, baseia-se atualmente na Europa. Ele pode ser contatado pelo e-mail anewman@thenewamerican.com

Tradução: Google tradutor + Aquiles Lazzarotto

0 comentários: