Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sábado, 17 de novembro de 2012

"Por um Brasil solidário" e
o Projeto Pantanal Alerta Brasil
(17nov2012)

Apresento a seguir alguns dos vídeos do evento "Por um Brasil solidário", promovido pelo Projeto Pantanal Alerta Brasil. O evento deu-se na cidade de São Paulo, no Anhembi, em 1990.

As palestras ganham muito interesse pelo fato de o tempo decorrido desde então ter mostrado o grau de acuidade das análises apresentadas por diversos pesquisadores de diversas formações acadêmicas.

São assuntos de interesse do público em geral, e acredito que seja um valioso elemento de análise para professores e profissionais de todas as áreas do conhecimento que envolvem interferências no meio ambiente. São palestras "antigas", mas com sabor de novas, uma vez que os temas ali apresentados e discutidos ganharam relativamente pouca repercussão - dada a sua magnitude e importância -, pois foram expostos diversas questões e problemas que em absoluto interessam ao capital - e, por consequência, à grande mídia - que sejam conhecidos pelo público em geral.

A modesta infraestrutura de espaço físico e de registros demonstra bem que o "Por um Brasil solidário" não tinha suportes financeiros abundantes, sendo muito mais o resultado de um imenso esforço de um grupo de estudiosos e artistas pessoalmente envolvidos e preocupados com a questão da preservação do Pantanal.

Rendo aqui, com esta postagem, minhas homenagens a todos eles, a quem respeito profundamente pelo senso de brasilidade e de defesa dos reais interesses do povo brasileiro que demonstraram no projeto e, para além do projeto, demonstram em suas trajetórias pessoais.

José Domingues de Godoi Filho:






Aziz Ab'Saber:







Antonio Carlos Diegues:




Quem se interessar por assistir mais palestras do evento, basta efetuar uma busca no Youtube, usando, para tanto, o título do evento: Por um Brasil solidário.

0 comentários: