Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Abertura a estrangeiros atrai mão de obra
qualificada para o Brasil
(26nov2012)


Por Marcelo Ribeiro, reproduzido do sítio Agência T1

Para especialista, os nacionais já estão perdendo espaço no mercado de 
trabalho com a chegada de profissionais estrangeiros. Foto: Reprodução

Após pedidos da Espanha, Dilma deve avaliar um acordo, que posteriormente teria que passar pelo crivo do Poder Legislativo. Durante sua visita a Espanha, Dilma Rousseff conheceu mais uma evidência da relevância e poder de influência que o Brasil detém atualmente no cenário internacional.

Não apenas a receptividade do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, mas também os pedidos do Rei Juan Carlos para que o Brasil abra o mercado de trabalho para a contratação de espanhóis constaram na agenda da presidente brasileira durante sua visita.

Essa seria uma estratégia do governo espanhol para driblar as altas taxas de desemprego que assolam o país, considerando que mercados da Europa, como França e Alemanha já recebem espanhóis em busca de uma oportunidade.

Além disso, o monarca solicitou que mais empresas brasileiras investissem no país, visando a abertura de vagas de emprego no país. ”Estamos recebendo muitos estrangeiros em solo brasileiro que detém legalmente o visto de trabalho. O problema do Brasil é a falta de qualificação da mão de obra. Por isso, provavelmente Dilma tenha se visto obrigada a estender a mão à Espanha mesmo considerando as situações vexatórias que imigrantes brasileiros protagonizaram enquanto tentavam entrar na Espanha pouco tempo atrás”, avalia Ângela Maria Tsatlogiannis, professora de Direito Internacional das Faculdades Rio Branco.

Se anteriormente a Espanha era um dos principais destinos para brasileiros imigrantes, hoje a situação está empatada. Atualmente, cerca de 100 mil espanhóis vivem no Brasil – número similar à quantidade de brasileiros vivendo na Espanha.

“Desta maneira, podemos dizer que o Brasil não está sendo solidário e o benfeitor do país, considerando o fato de que receberemos pessoas qualificadas para novos cargos que surgirão com o mega eventos que serão sediados no país.”, explica Ângela Maria.

Vale lembrar que em 2007, mais de 11 mil brasileiros não conseguiram entrar em território espanhol. Ao longo dos anos, esse número é cada vez menor, refletindo talvez um interesse dos espanhóis pelo mercado brasileiro. No ano passado, o número barrados atingiu 1.402.

Depois de muitas situações constrangedoras que ganharam repercussão mundial, o Brasil decidiu instaurar medidas de reciprocidade que dificultassem a entrada de espanhóis no território brasileiro.

Depois que assumiu o governo do país e diante da crise, Rajoy resolveu se aproximar de Dilma e promover mudanças para a entrada de brasileiros no país.

Indagada sobre a conveniência da solicitação dos espanhóis neste momento de fragilidade econômica, Ângela Maria considera que “esse é um pedido de socorro por parte deles. Pedem para que o Brasil contrate pessoas qualificadas da Espanha, porque sabem que o nosso mercado precisa. Para que isso se concretize é preciso que ocorra a assinatura de um acordo entre os dois países com base recíproca, onde haveria a abertura mútua. Além da vontade do Executivo, é necessária a aprovação do nosso legislativo”.

Para ela, os nacionais já estão perdendo espaço no mercado de trabalho com a chegada de profissionais estrangeiros. “É bom começarmos a fazer manifestações para ver se essa atitude traz alguma inquietação no povo”, conclui.

Fonte: Brasil Econômico

0 comentários: