Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A herança espiritual brasileira
(28nov2012)


Aqui segue mais um capítulo do livro "Brasil, Terra de Promissão", publicado em 1969, ditado pelo espírito de Ramatis e psicografado por América Paoliello Marques.

As postagens anteriores, na ordem sequencial do livro, com títulos propostos por mim, foram:
O Brasil sob um ponto de vista espiritualista (ver AQUI)
As funções das etnias constituintes do povo brasileiro (ver AQUI)
Breve análise da história do Brasil do ponto de vista da espiritualidade (ver AQUI)
O papel da coletividade brasileira ante a derrocada dos valores materiais da Terra (ver AQUI)
Amálgama e constituição de um novo patriotismo no Brasil (ver AQUI)
A laboriosa formação do povo brasileiro como humilde mensageiro sobre a Nova Era (ver AQUI)
O Brasil é uma nação que foi preparada para as mudanças que virão (ver AQUI)

Parte II – Realização


1 – Herança espiritual



PERGUNTA — Inicialmente, gostaríamos de saber a que altura do desenvolvimento histórico do Brasil poderíamos considerar iniciada a fase de "realização", a que a segunda parte desta obra se refere.

RAMATIS — Se desejarmos aprofundar nossas pesquisas, veremos que tudo começou a ser realizado naquele momento grandioso que a Bíblia refere: "no início era o Verbo" cujo poder, ultrapassando o entendimento humano, aciona forças imponderáveis na preparação do cenário por onde se desfiará o longo rosário das gerações sucessivas. Dessa forma deu-se a partida para o desfile de vivências, que se processariam através dos milênios, numa realização contínua que, sob o ponto de vista espiritual, pode ser considerado um "moto-perpétuo".


PERGUNTA — Nesse imenso desfile de acontecimentos, porém, como poderemos situar os fatos que serão analisados por nós?

RAMATIS  — O momento histórico que desejamos focalizar funciona como um núcleo de situações cujas origens e consequências podem ser visualizadas como raízes ou tentáculos a se estenderem em todas as direções. Seria como uma célula gigantesca formada pelo patrimônio histórico do Brasil, cujo núcleo representado por um determinado momento a ser estudado lançaria em torno de si longas ramificações. Haveria algumas ligadas à própria formação geológica do planeta, outras às migrações espirituais realizadas através dos séculos, inclusive entre os planetas, às catástrofes que abalaram as civilizações, aos planos da Espiritualidade em relação ao futuro, enfim uma série interminável de ligações inevitáveis entre um fato qualquer e todos os elementos que contribuíram para que ele surgisse.


PERGUNTA — Já que fatores tão diversos influíram na preparação dos eventos que serão analisados, seria talvez interessante comentar os de maior importância, não é verdade?

RAMATIS — Os elementos de maior importância podem ser enumerados como em duas linhas paralelas. Os que se relacionam com a programação geral da evolução humana (determinismo) e os que dizem respeito aos fatos nos quais o homem influiu de maneira decisiva (livre-arbítrio). Entre os primeiros encontram-se a formação geológica do planeta, que no caso inclui a situação geográfica do país, os cataclismos causadores de migrações e transformações geográficas, as migrações espirituais entre os diversos países e até mesmo entre a Terra e outros astros e, finalmente, a programação particular relacionada com a missão da coletividade em estudo.

Paralelamente, são considerados elementos de importância os eventos históricos, nos quais o homem funcionou como instrumento consciente do encadeamento de fatos que, semelhantes a uma cadeia de elos interligados, foram plasmando situações básicas para os acontecimentos futuros. Entre estes citaremos, como elementos negativos, a escravização do homem pelo homem como fruto do orgulho e da vaidade e a sensualidade grosseira que afunda as civilizações na animalidade ociosa. Entretanto, através de todos esses obstáculos, filtrou-se a energia positiva da centelha divina do espírito humano, permitindo realizações positivas como o surgimento do monoteísmo, do Cristianismo, da Revolução Francesa, dos grandes descobrimentos, das grandes realizações científicas e do aperfeiçoamento intelectual do homem.


PERGUNTA — Como entender que as raízes ou tentáculos que se irradiam do núcleo de acontecimentos históricos a serem estudados representem, ao mesmo tempo, origens e consequências?

RAMATIS — Toda célula possui um sistema de trocas característico dos seres vivos. Simbolizamos nas "raízes" os condutos responsáveis pela introdução dos elementos formadores das características próprias do momento histórico a analisar e nos "tentáculos" os recursos de expansão dessa vitalidade acumulada para cumprimento de sua missão junto ao meio ambiente.


PERGUNTA — Poderíamos receber maiores esclarecimentos?

RAMATIS — Pelos canais endógenos, que denominamos antes "raízes", circula a força interior da célula absorvida das experiências multimilenares, constituídas por fatores os mais diversos. Esses fatores são como elementos componentes adicionados ao plasma para formar a corrente sanguínea sustentadora da vida.

Com o desenvolvimento surgem os canais exógenos capazes de conduzir adequadamente o produto da nova célula, distribuindo-o para o cumprimento das missões que lhe estiverem reservadas.

Analisando os elementos formadores da força vital circulante nos canais endógenos, encontramos aqueles pontos característicos de uma herança múltipla, desde os primórdios da formação do planeta, acumulada em seus pontos mais representativos.

Numa experiência como a que se processa no ambiente brasileiro encontram-se, como num cadinho, pequenas ou grandes amostras de todos os fatores decisivos na formação da espécie humana como ser psíquico. Desde o elemento supercivilizado exilado de Capela até o rudimentar originário do planeta e todas as variações decorrentes dos experimentos causados pelas necessidades evolutivas do que se convencionou chamar a humanidade terrena.

Timidamente, à proporção que sua força interior permite, a célula do simbolismo que adotamos desenvolve seus canais exógenos e os valores produzidos em seu interior começam a regurgitar nesses canais, prenunciando distribuição de sua força vital concentrada.

E cumprindo de certa forma a afirmação de que os últimos serão os primeiros, surgirá o momento em que o Brasil, estuante de força regeneradora, estenderá seus tentáculos benfeitores para insuflar vitalidade nova em todas as direções.


PERGUNTA — Poderão essas afirmações ser incluídas no rol das profecias?

RAMATIS — A profecia em última análise é o resultado do bom-senso daqueles que, analisando com maior largueza de ideias, conseguiram estender a visão psíquica além do que a maioria seria capaz. Os espíritos encarnados ou desencarnados que foram capazes de profetizar eram seres dotados de uma aptidão incomum para pressentir o comum num âmbito maior de percepção.

Portanto não nos impressionaria o fato de ser ou não considerado o nosso estudo uma profecia. Para nós ele é simplesmente a análise de uma realidade insofismável. Como sempre acontece, os espíritos que se encontrarem na mesma faixa vibratória na qual nos situamos também serão capazes de receber com naturalidade as nossas afirmações, sem identificarem nelas a mais leve sombra de sensacionalismo. Para eles como para nós a profecia é a visão comum do incomum — uma questão de extensão ou elasticidade. Quem se aprofunda em determinados assuntos torna-se capaz de perceber detalhes não captados pela maioria. Esta lei funciona na Terra como no Espaço.

Fomos recebidos com amor junto aos responsáveis pelos destinos da Terra Brasileira e nos empenhamos em estudar e divulgar os pontos principais da missão que lhe está reservada no panorama mundial. Não o fazemos por dever de qualquer espécie mas por entusiasmo e amor aos novos tempos que surgirão, plasmados pela coletividade inspirada de um messianismo cristão que fará época. Pedimos ao Senhor o privilégio muito caro ao nosso espírito de participar da maior odisseia já escrita com atos de bravura e amor. Ousaríamos, inclusive, colocá-la acima do surgimento memorável do Cristianismo pois o circo está agora suplantado em seus horrores pela provação apocalíptica do final dos tempos e as consequências de tal hecatombe serão comparáveis à aleluia sobre a Terra. Finalmente, a palavra mágica do Cristo será assimilada em espírito e verdade, e nem um só dos espíritos que participarem da reabilitação da Verdade será privado de sentir-se mergulhado em bem-aventuranças intraduzíveis.

PERGUNTA— O presente capítulo inicia-se com o subtítulo — "Herança espiritual". Que tendes a dizer-nos sobre isto?

RAMATIS — Bem pouco teríamos a dizer àqueles que "sentem" as verdades eternas, pois estes já fizeram da terra brasileira sua pátria eletiva e sabem por que motivos ouviram o chamado da Terra da Promissão. Entretanto, além da agradável troca de impressões que nos seria permitido obter com eles, cumpre-nos o dever não menos agradável de esclarecer alguns pontos tendo em vista as almas de boa-vontade que ainda não estejam a par dos planejamentos da Espiritualidade em relação a essa terra abençoada.

Procuraremos esclarecer os motivos pelos quais consideramos seja ela abençoada.

Bênção  significa beneplácito, favor divino, segundo o dicionário. Analisando o sentido real dessas bênçãos que pairam sobre a Terra Brasileira traduziremos bênçãos por — trabalho produtivo no bem.


PERGUNTA — Seria possível analisar com mais detalhes essa herança espiritual?

RAMATIS — Considerando que herança é alguma coisa que se recebe, podemos imaginar que em virtude das imperfeições humanas nem nossos pais que tiveram a ventura de pisar o Éden bíblico nos deixaram uma herança muito agradável. Por aí podemos imaginar que, com o acúmulo de erros daqueles tempos para cá, a herança espiritual da Humanidade, a ser recebida no presente momento pela coletividade brasileira, não poderá constar simplesmente de flores. Desde aqueles remotos antepassados as serpentes se multiplicaram também e, para neutralizar-lhes o veneno, uma habilidade especial vem sendo exigida do homem. De um modo geral as serpentes vivem disfarçadas nos cestos de flores que os homens transportam descuidados pelos largos campos do mundo, tão empenhados em ganhar terreno e usufruir as facilidades da vida que não têm tempo para parar e examinar com cuidado o fardo que transportam. Só os mais sensatos se detêm, de quando em vez, para olhar para trás e surpreendem o panorama entristecedor de muitos viajores mortalmente feridos pelas víboras que transportavam com encantamento em seus cestos floridos. E então os mais avisados passam a constituir uma patrulha de alerta aos distraídos. Estes servos atentos constituem-se então em testamenteiros do Senhor, com a missão de distribuir os bens que ainda existem esparsos sobre a Terra, acumulando ao mesmo tempo as funções de enfermeiros dos menos sensatos.


PERGUNTA — Quais seriam as características principais da herança espiritual recebida pelo povo brasileiro?

RAMATIS — A luz espiritual que paira sobre o planeta consegue escoar-se através da aura de cada povo como por um filtro de malhas mais ou menos densas, conforme o maior ou menor poder de absorção adquirido pela psicologia coletiva. A maior ou menor largueza das malhas componentes dessa rede de filtragem depende do grau de Amor espiritualizado reinante no ambiente. A Paz característica dos ambientes evoluídos é o fator principal capaz de fornecer, à tessitura da rede fluídica do envolvimento psíquico de um povo, a elasticidade, a largueza, responsáveis por um maior grau de permeabilidade para as vibrações dos Planos Superiores.

A maleabilidade do povo brasileiro, característica em certos pontos responsabilizada pela sua imaturidade cívica, constitui um dos fatores de grande influência no alargamento das malhas psicológicas através das quais a inspiração superior conseguirá filtrar-se.


PERGUNTA — A que podemos atribuir tal maleabilidade?

RAMATIS — Ela é constituída pela convergência de uma variedade imensa de valores das mais diversas origens. Reuniu-se para formar a aura psicológica brasileira um pouco de todos os aspectos conquistados pela "psique" humana através dos séculos formadores de milênios. Assim podeis verificar no carioca a "verve" irônica dos gregos, a sensibilidade refinada do francês, a hiperestesia italiana. No sulista, o espírito guerreiro do alemão, no nordestino o fatalismo oriental, no paulista a seriedade prática do anglo-saxão, no mineiro o tradicionalismo conservador do inglês, no baiano o panteísmo africano.

Respeitadas as diferenças individuais que ultrapassam os valores locais por natureza ou por cultura, paira sobre cada uma dessas partes do povo uma aura coletiva característica.

Por sua vez essas pequenas coletividades reúnem-se para influir na formação da aura coletiva do povo que compõem. Pode-se concluir facilmente que, em virtude da multiplicidade de aptidões, surge naturalmente a maleabilidade psicológica a que nos referimos.


PERGUNTA — A impressão que nos vem diante desses comentários é que tal variedade de aspectos psicológicos poderá provocar uma atitude amorfa diante da vida ou mesmo dificultar a necessidade natural de traçar diretrizes. Que dizeis?

RAMATIS — Concordamos, com certas restrições.

Não chamaríamos "amorfa" uma atitude por não se enquadrar nos moldes conhecidos e não diríamos "mais difícil" a tarefa de traçar diretrizes por ser mais complexa, por contar com maior soma de elementos em causa.

Diante de uma situação a superar, dois indivíduos preparados de formas diferentes adotarão atitudes diversas. O que contar com menos elementos de avaliação decidir-se-á com maior rapidez por ter menos pontos a sopesar. Sua deliberação poderá ser considerada pronta e eficiente à primeira vista. Porém, outro que haja adquirido maiores aptidões, possuindo percepção mais variada, levará mais tempo analisando e poderá ser julgado temporariamente incapaz de decidir-se. Enquanto pesquisa será considerado um indefinido ou amorfo e ao traçar diretrizes com maior meticulosidade e eficiência poderão atribuir-lhe maiores dificuldades, quando, na realidade, estará só decidindo com maior conhecimento de causa.


PERGUNTA — Haverá alguma outra característica importante na herança espiritual do povo brasileiro além da maleabilidade?

RAMATIS — Podemos compreender que foi possível alargar as malhas da rede de filtragem espiritual brasileira pelo motivo simples de que os cordéis utilizados eram mais fortes. Um tecido que será submetido a esforço só poderá ser feito de malhas abertas se os fios forem resistentes.

Constando dos planos da Espiritualidade a reunião de elementos diversos para a composição psicológica brasileira, formou-se um cordel composto de vários fios, o que naturalmente aumentou a resistência obtida. Em consequência, foi possível tecer uma rede psicológica, ou seja, uma aura, mais aberta, composta de malhas largas, capazes de permitir a passagem da luz em maior escala.

Eis o motivo pelo qual menos sombra paira sobre o território brasileiro.


PERGUNTA — Perdoe-nos a insistência que pode parecer às vezes demasiada, porém o panorama nacional nem sempre nos  parece tão desanuviado como dizeis. Ao contrário, é voz geral que o Brasil passa por duros reveses no momento.

RAMATIS — De que valeria nossa troca de impressões se não pudésseis contradizer-nos? Consideramos essa atitude de controvérsia a maior prova de confiança e honestidade de propósitos.

No Brasil atual há duas partes a considerar para opinarmos sobre sua situação: o panorama político e o espiritual. No início do nosso trabalho comprometemo-nos a analisar unicamente o aspecto espiritual, pois estamos certos de que, compreendido satisfatoriamente, contribuirá de forma decisiva para o reajustamento geral.

Sob este prisma os fatos do plano material decompõem-se e podemos analisar as cores reais de que são constituídos, o que modifica radicalmente a opinião a ser emitida.

Por terem sido lançadas sobre a terra brasileira as mais diversas formas de aptidões necessárias ao aprimoramento futuro, seu solo apresenta um aspecto de confusão, pois ainda não foi possível reunir em "canteiros" apropriados as diversas "sementes". Então nascem as plantinhas tenras ao sabor dos acontecimentos numa desordem aparente. Como a luz da Espiritualidade jorra intensamente através das malhas largas do psiquismo multiforme, um efeito negativo produz-se pela quantidade de sombra projetada pelas inumeráveis plantinhas recém-surgidas. Porém, bastará que seja feita a seleção e colocados em canteiros adequados os diversos grupos de vegetais, para ser colhida a mais policroma e generosa seara inaugurada pelo homem.


PERGUNTA — Justamente essa parte é considerada no momento como um grande obstáculo à evolução. Julga-se impossível obter ordem, regularidade na expansão dos valores nacionais. Identificamos em alguns espíritos uma espécie de pânico, fruto da falta de fé no futuro que nos aguarda. Não sabemos bem se gerado exclusivamente pela situação nacional, porém, cremos que agravado pelo panorama caótico internacional. Que nos dizeis?

RAMATIS — Ambos os panoramas, o nacional e o internacional, não podem deixar de estar intimamente relacionados. Os brasileiros, sem o perceberem, são influenciados pela situação internacional, não tanto no que se refere à sua formação psicológica tão peculiar, mas nas impressões que se gravam em seu espírito pela observação dos fatos.

A situação geral da Humanidade é de descrença e onde se insere a esperança em dias melhores, surgem obstáculos enormes, num verdadeiro trabalho de Penélope.

Como a criança que observa os movimentos dos adultos e, sem discernir com maior profundidade, grava as impressões colhidas, os brasileiros "sentem" a atmosfera de incredulidade em relação ao futuro que paira sobre toda a Humanidade. Assinalam essas impressões e transferem-nas para o seu âmbito de ação.


PERGUNTA — Notamos, porém, que instintivamente o brasileiro crê mais na possibilidade de realização nos moldes estrangeiros e não espera do seu próprio ambiente uma reação melhor.

RAMATIS — A civilização e cultura dos povos desenvolvidos impressiona a alma sensível do brasileiro, tanto quanto é tocado sem o sentir pelos valores negativos nelas existentes.

Distrai-se em observar o panorama internacional, como quem acompanha o desenrolar de uma estória intrincada e esquece muitas vezes de observar-se a si mesmo. Assim sendo, desconhece praticamente os valores que veicula, empolgado pelo panorama externo que o deslumbra.

Consideramos tênues sintomas de maturidade que começam a despertar na alma brasileira como consequência natural de seu desenvolvimento. Por isso ainda não é capaz de agir com inteira autonomia na avaliação da própria conduta ou da conduta alheia. Impressiona-se ainda fortemente pelas aparências; tanto a do progresso dos outros povos como a de sua própria incipiência.

Analisando, porém, com maior conhecimento de causa, no momento em que for colocado em um plano mais esclarecido de julgamento, por força das circunstâncias que hão de surgir, toda essa impressão superficial será modificada.

Há no panorama mundial valores em decadência que não podem inspirar mais do que impressões caóticas e no panorama nacional brasileiro valores em formação ainda incapazes de inspirar confiança à primeira vista.

A fase de renovação total de valores por que passa a Humanidade tem por característica a instabilidade, pois perderam-se de vista os princípios que poderiam oferecer segurança ao homem. Até pouco tempo esses princípios eram venerados em símbolos que se tornaram ídolos e foram rejeitados pela mente evoluída do homem moderno. Rejeitados os símbolos, nada restou, nem mesmo a ideia que os inspirou e já empalidecera há séculos.

Sem peias, sem freios, sem apoio, o homem busca desordenadamente a segurança que rejeitou quando "esvaziou" a Verdade no cultivo cômodo das aparências.

E os brasileiros, que são os "estrangeiros" do passado, colhem também o fruto da insensatez cultivada, trazendo consigo uma tendência mórbida para assimilar a descrença no futuro, por ser ainda incapaz de vencer o vezo involutivo da falta de fé.


PERGUNTA — Por estarmos incluídos entre os que erraram muito no passado, consideramos tarefa hercúlea conservar a fé em meio a tantas desilusões. Consideramos que o honrem necessita ser estoico para continuar crendo mesmo envolvido por decepções sem conta. Que nos dizeis?

RAMATIS — O Senhor teve piedade dos Seus filhos, é o que afirmamos. Há uma Força Coordenadora do Universo que não falha ao imperativo de fornecer recursos ao homem em sua necessidade de renovação. Porém, é preciso que ele ofereça um mínimo indispensável de sintonia para conquistar a segurança desejada. Não poderá haver conquistas sem esforço, para não contrariar a lei de acesso à evolução.

Se houvésseis utilizado bem os recursos que vos foram entregues no passado, hoje seria natural crer, pois estaríeis condicionados nesse sentido. Porém, se meditardes na quantidade de bênçãos que descem sobre vós, mesmo nas circunstâncias em que viveis no presente, vereis que não há solução de continuidade no processo de amparo espiritual que vos envolve.

São inúmeras as provas da ação espiritual sobre o ambiente terrestre. Dentro da mais confusa situação em que se encontra o homem, o Senhor permite seja chamada a sua atenção por fatos insólitos, visando alertá-lo. Os fenômenos espirituais desenrolam-se de maneira pública ou particular, de forma a tocar a Humanidade mesmo através de sua rigidez quase cadavérica dentro do envoltório da ilusão.

Em todas as partes do mundo, a cada momento, o homem é chamado por sinais os mais diversos, de maneira geral ou particular, a cumprir o seu destino glorioso. Porém, ainda são poucos os "iludidos" que se deixam arrastar pelas consolações generosas do plano espiritual, consideradas por muitos como "derivativos para frustrações da vida material".

A herança espiritual do homem, no momento, é caracterizada por uma emissão de valores materiais superior ao lastro moral que a garantiria e o brasileiro, como uma condensação de amostras psíquicas de todas as origens terrestres, não poderia deixar de se ressentir dessa falta de lastro espiritual.

Porém, tem uma grande terra a cultivar, utilizando a experiência recolhida e uma imensidão de tempo útil a se projetar pelo futuro. Portanto, constitui-se num elo intermediário entre duas eras: a do materialismo que corrompeu até mesmo as mais puras ideias, conseguindo "desintegrar" no ambiente terreno a chama do espírito, e a nova civilização formadora das bases sólidas para a evolução humana.


PERGUNTA — Poderíamos receber mais alguns esclarecimentos sobre as características latentes da herança espiritual do povo brasileiro?

RAMATIS — Já a analisamos sob o ponto de vista de sua composição examinando as origens de seus elementos formadores. Vimos que, na Terra como no Espaço, esses elementos mobilizados reúnem características as mais diversas para ser obtida uma síntese humana produtora da herança policromática capaz de possibilitar um campo mais vasto de realizações.

Entretanto, há necessidade de escoimar o acervo espiritual dos resíduos indesejáveis, para que chegue a constituir aquela massa impregnada do sabor universalista em sua mais perfeita concepção.

Uma força constrangedora proveniente de sua formação mantém ainda em moldes estreitos o imenso potencial do Amor Crístico existente de forma embrionária na alma coletiva brasileira.

A impossibilidade de libertar-se dela representa a afirmação de maturidade ainda não desperta totalmente. Possui duas origens facilmente identificáveis. Uma, a heterogeneidade de suas características, em busca de uma síntese trabalhosa para a manifestação livre de suas possibilidades latentes e, a outra, o entrave representado pela inércia motivada por uma liderança espiritual que, em diversos pontos, mantém freada a expansão dos valores positivos.

Alguns séculos atrás, uma força gigantesca de Amor expressou-se em sua forma mais exuberante, através da catequese dos índios e o consolo administrado como paliativo aos sofrimentos do escravo. Entretanto, essa mesma força era refreada quando tentava desviar os passos rudes do homem branco na posição do "senhor".

Estabeleceu-se assim a norma aceita de maneira tácita, segundo a qual o objetivo da religião era exclusivamente "consolar os aflitos", deixando-se de lado a premência de destruir as causas das aflições.  Essa atitude psicológica gerou uma característica peculiar à mentalidade do brasileiro, através da qual parece impossível corrigir o que está estabelecido e mesmo os condutores espirituais da coletividade, homens que levam sobre seus ombros o fardo da orientação do semelhante, acomodam-se, contribuindo, consciente ou inconscientemente, para estimular a continuidade da estagnação.

E a religião, que deveria ser o fator preponderante do estímulo à luta pelo desanuviamento espiritual do ambiente, constitui-se em esteio do bem-estar de uma minoria que se estabelece como tutora da massa permanentemente mantida na estagnação espiritual.

Somos livres de preconceitos contra ou a favor de qualquer corrente do pensamento humano. Por esse motivo sentimo-nos à vontade para analisar. Acreditamos que o sentimento religioso expressa-se no homem de maneira coerente com seu grau evolutivo. Daí não nos colocarmos nunca em oposição a nenhuma das formas pelas quais esse sentimento é externado. Porém, num trabalho através do qual deve ser analisado todo fator de influência positiva ou negativa sobre a formação e a conduta de um povo, torna-se necessário pesquisar de maneira cuidadosa o papel representado pela sua atitude no setor religioso.


PERGUNTA — Poderíamos obter maiores esclarecimentos sobre esse fator de refreamento espiritual do povo brasileiro?

RAMATIS — As sementes cristãs lançadas no período de formação do povo brasileiro possuíam a força renovadora característica da árvore de que provinham — o Evangelho. Eram puras e cheias de vitalidade. Foram trazidas com o Amor mais acendrado por almas que se consagraram a Jesus através de sacrifícios respeitáveis. Entretanto, a terra não lhes pertencia e foi preciso render-se à hostilidade de um cultivo inadequado capaz de mirrar a mais promissora safra.

PERGUNTA  — Quais as consequências dessa característica de nossa herança espiritual?

RAMATIS — Formou-se no panorama espiritual brasileiro um ambiente que dá a impressão muito estranha de uma terra cultivada e fértil sobre a qual se houvesse estendido, a uns poucos centímetros do solo, um sistema de cordas cruzadas, como uma rede ou gradil. Cada uma das inúmeras plantinhas em começo de desenvolvimento precisará enquadrar-se perfeitamente em um dos intervalos das cordas. Caso não o consiga ficará impedida de subir sem maiores tropeços. Como os espaços deixados entre as cordas são estreitos, dois fenômenos podem suceder. Num, o caule tenro que não logrou penetrar por um dos espaços torna-se retorcido e acaba por penetrar no espaço mais próximo para conseguir subir, deixando prejudicadas algumas de suas folhas. Noutro, a plantinha tem facilidade de encontrar uma saída pela abertura, que lhe está bem acima e, ainda tenra, passa livremente através das cordas, conseguindo desabrochar suas primeiras folhas em posição correta.

Porém, em ambos os casos seu desenvolvimento pleno será perturbado, pois ainda haverá outro teste de resistência. O espaço disponível entre as cordas, para o crescimento do tronco, é pequeno. Se a planta for de estatura reduzida poderá vicejar livremente após encontrar saída por entre o gradil. Porém, se sua natureza exigir um porte mais amplo sofrerá as agruras da resistência encontrada nos fios grosseiros das cordas, ferindo-se. Se conseguir formar um invólucro resistente, irá distendendo as cordas constrangedoras e terminará por parti-las. Será então apontada como responsável pela destruição da segurança do sistema, por provocar uma ruptura que poderá multiplicar-se em cadeia, pelo enfraquecimento da rede controladora do crescimento.

No caso de sua constituição ser mais delicada, o caule será seccionado pela resistência das cordas e em pouco tempo estará ameaçada de tombar pelo peso, sem base, de sua estrutura.


PERGUNTA — Poderíamos obter maiores explicações?

RAMATIS — Na imagem de que nos utilizamos, o sistema de cordas controlador do crescimento das plantinhas representa o conjunto de preconceitos e dogmas utilizados como sistema filosófico pelas religiões atuantes no ambiente brasileiro.

O Senhor enviou seus servos para cuidarem de Sua Seara e eles atenderam solícitos, porém esqueceram-se de investigar com profundo desejo de acertar, qual o melhor método para servi-Lo. Não conseguiram, assim, compreender nem sentir que bastaria adubar o terreno e defender o plantio contra as pragas, pois o sol do Amor Divino combinado com as chuvas generosas das bênçãos espirituais se encarregariam do resto.

Em virtude da incapacidade para uma visão mais ampla, os pobres seareiros terminaram por ameaçar de destruição a safra generosa esperada pelo Senhor. Por sua vez, as almas ainda imaturas sob seus cuidados raramente apresentam a reação adequada. Ao contato rude das cordas constrangedoras, ou se ferem deixando escoar a seiva e definhando ou sustentam-se estranguladas até serem derrubadas por um vento mais forte.

Uma ou outra consegue romper o cerceamento e abre clareira em torno de si. Cresce forte e à sua sombra outras conseguem vicejar livremente. Porém, seu desenvolvimento é considerado monstruoso e anormal.

Com o passar do tempo, porém, tantos casos como este surgirão que, de anormalidade, passarão a ser a regra e a existência da rede constrangedora tornar-se-á perfeitamente impossível.


PERGUNTA — Gostaríamos de receber esclarecimentos sobre estes "vegetais que romperam a rede". Como identificá-los?

RAMATIS — Para romper a resistência dos preconceitos uma têmpera especial é exigida. Ao contrário do que poderia parecer à primeira vista, não bastará uma simples tendência natural à insubmissão ou à indisciplina. Geralmente estas tendências são exteriorizações características de almas tíbias, incapazes de submeter-se com valor a esforços mais prolongados.

A alma capaz de crescer, formando à sua volta uma camada protetora inviolável, é visceralmente disciplinada e amante incondicional do Bem e da Verdade. Sua capacidade de concentrar-se até ao sacrifício pela vitória desses princípios enobrecedores da alma humana permite a produção de elementos psíquicos tão resistentes que a tornam inatingível de maneira danosa. Sua probidade, mesmo quando aliada às naturais imperfeições humanas, impede a penetração do roçar corruptor, do atrito causado pela rudeza contundente das forças constrangedoras externas.

Ao contrário do que sucede à maioria, essas almas sentem-se numa constante produção de forças benéficas tendo em vista a coletividade. Porém, a programação de suas atividades ultrapassa as medidas comuns, por força da convicção alimentada na autorrecuperação proporcionada pelas atividades benfazejas. Podem declarar-se desligadas de qualquer convicção filosófica existente, porém, em seu íntimo sentirão a essência de verdades que não expressam por palavras, talvez para melhor se concentrarem em sua execução.

De alguma forma, ultrapassarão sempre os limites comuns em maior ou menor escala, pois trazem consigo um selo de autenticidade de suas disposições benéficas, que de nenhum modo lhes permite uma fidelidade restrita a sistemas, por mais perfeitos que possam parecer aos contemporâneos.

Ao que receberam sob a  forma de tradição, conhecimentos ou religiosidade, acrescentam sempre a força de uma convicção irrestrita em relação ao permanente movimento renovador necessário ao andamento do progresso. Por melhor que consigam realizar, nunca permitirão que seja apagada a chama do entusiasmo por novas formas de trabalho e progresso.

Por essas características reconhecereis como se diferenciam da maioria; por serem impolutas sofrerão as amarguras naturais à superação das próprias deficiências e nisto consiste o seu valor, numa época perturbada pela descrença geral em relação ao futuro.

São os batalhadores do Bem aos quais Jesus se referiu quando afirmou que seriam "reconhecidos por se amarem mutuamente". São os seguidores da Verdade cristalina que brotou de Seus lábios e que não poderá ser enquadrada em normas humanas, por mais perfeitas que sejam consideradas. O pensamento do Mestre, revelado na Boa Nova, é tão profundo que através dos milênios os homens encontrarão sempre oportunidade de reinterpretá-lo, à proporção que a evolução lhes permitir maior visão do panorama da vida.

As almas que com Ele sintonizam, muitas vezes negam-se a aceitar as interpretações humanas do Seu Pensamento Puro, preferindo buscá-Lo "em espírito e verdade" através do trabalho no Bem.

Por isso, os servos capazes de romper as barreiras humanas geralmente são olhados com desconfiança. Porém, não poderíamos esperar senão a incompreensão das pobres almas cujo grau evolutivo ainda não permite maiores expansões.


PERGUNTA — Haverá ainda algum comentário a ser feito em torno de herança espiritual de nosso povo?

RAMATIS — Neste capítulo ficou esboçado o panorama espiritual em que atuais, os elementos com que contais para desenvolver a programação generosa que vos está reservada.

Resta-nos afirmar a necessidade de perseverança, lembrando que nenhuma programação será executada milagrosamente. E já que tratamos de analisar, é conveniente insistir no significado racional da palavra "milagre". O homem utiliza este termo para designar o fenômeno regido por leis desconhecidas mas que o tempo revelará em toda a sua racionalidade. Sob este aspecto, o cumprimento da missão reservada ao povo brasileiro poderá ser considerado miraculoso quando descrito no momento atual. Caberá a vós buscardes os meios de concretizar esse fato programado, pelo esforço de perseverar na busca permanente dos melhores caminhos. Dentro do próprio determinismo constituído pelas linhas gerais impressas ao progresso, existe a margem de segurança, como uma faixa de realizações entregues ao livre-arbítrio de cada qual, para que possa colher, no cômputo geral dos acontecimentos, a parte de benefícios que lhe cabe.

Vossa coletividade traçará uma linha direcional para o desenvolvimento do seu carma coletivo. Nada porém impede que ela seja seguida com maior ou menor amplitude por vós, dependendo da ação isolada de cada um a maior ou menor fartura de frutos a colher.

Semeai no presente, pois a generosidade da colheita futura dependerá, em grande parte, da preparação do solo onde as sementes do Amor Evangélico germinarão para socorrer a pobre Humanidade, no momento em que for violentamente despertada de seu sono milenar.

Cuidai com Amor das partes áridas do terreno que herdastes, revolvendo-o, adubando-o e lançando sobre ele as sementes mais puras que fordes capazes de obter. Esta é a vossa parte. O Senhor proverá o resto.

0 comentários: