Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pesquisadores canadenses defendem seleção que considere o “gostar de aprender” e formação menos conteudista dos docentes dos anos iniciais da educação básica (14dez2011)

Leia na Carta Fundamental (Carta Capital) matéria sobre os pesquisadores canadenses Clare Kosnik e Clive Beck (foto abaixo, de Cristina Gallo), bem como sua entrevista à revista.


Segundo eles, o professor deve ser valorizado e deve ser entendido que a aprendizagem mais aprofundada de muitos conteúdos virá com o tempo do trabalho.

Da leitura que fiz de sua entrevista, entendo que o essencial fica ligado à vontade de trabalhar com crianças e educar, e também à pesquisa contínua da prática docente pelos próprios docentes. Ressaltam também os pesquisadores que o professor precisa envolver-se com o cotidiano dos alunos, construindo pontes para que se estabeleça uma relação dialógica em sala de aula.

Assim, as universidades que formam professores para as séries iniciais da educação fundamental devem preparar, e bem, o futuro professor para monitorar um processo em que o diálogo e a manifestação dos estudantes sejam incentivados, reforçando o ensino de pontos fundamentais, como o ensinar a ler, por exemplo, permitindo que esses futuros professores saiam da universidade sentindo-se mais seguros e prontos para começar uma carreira de estudos que nunca terá fim. Para isso é necessário que esse candidato a professor tenha ou desenvolva a vontade de aprender, sempre.

Encerro dizendo que a principal pesquisa que todos os professores, em todos os níveis de ensino, precisam desenvolver é aquela feita sobre sua própria prática docente. É a contímua repetição do fazer-criticar-refletir-fazer-criticar-refletir-fazer, ou seja, construir conhecimento com base na praxis, que constitui um verdadeiro professor, sempre em construção, sempre se vendo e se reconhecendo em seu trabalho.

0 comentários: