Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Irresponsabilidade administrativa coloca o município de São Paulo em rota de falência (13out2011)

Postagem de 10 de outubro do Blog do Stephen Kanitz.

Próxima crise financeira será da cidade de São Paulo - 250 bilhões

Divida de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo por alguma razão, se descontrolou na administração de sua dívida, que em 3 gestões passou de 10 bilhões para 60 bilhões.

Crescimento foi basicamente juros sobre juros, fruto de descontrole inicial.

Como agora se tornou impossível de pagar, mais 9 anos de juros sobre juro a dívida poderá tranquilamente chegar a R$ 200 bilhões, especialmente considerando as dívidas adicionais que serão contraídas devido a Copa e as Olimpíadas.

Para os moradores de São Paulo isto significa mais impostos, menos investimentos, menos possibilidades de emprego diante da futura debandada de empresas que mudarão para cidades mais bem administradas do que São Paulo, e que tem mais do que dívidas para oferecer.

Como nada foi feito quando a dívida era ainda de R$ 7, 10, 12, 15 bilhões, como todos os Prefeitos preferiram ignorar o problema, apesar da Lei de Responsabilidade, temos um mega problema.

Leiam a CPIs de 2001, quando o problema já fora alertado e diga-se de passagem (mal) analisado, mas mesmo assim nenhuma medida administrativa foi feita.

As soluções eram fáceis e óbvias para um administrador financeiro que tivesse sido contratado na época, e é impressionante que nenhum administrador foi ouvido, e nenhuma medida corretiva foi oferecida pelas dezenas economistas ouvidos pela CPI, a não ser aumentar os impostos.

"Foram ouvidas 22 pessoas, colhidos documentos relevantes, reunidos em 10 volumes, assim como 46 volumes distribuídos em 14 anexos muitos deles contendo vários volumes."

Velha ideia entre acadêmicos que volume é prova de boa análise.

Se você quer saber como a nossa prefeitura é administrada, leia estes dois relatórios por inteiro, faça as devidas anotações e postem os seus comentários.

É uma aula de (não) administração e como deixaram problemas se acumularem irresponsavelmente transformando um problema de 7 bilhões em outro de 250 bilhões, que vocês jovens paulistanos irão pagar. Com mais IPTU.

http://www1.camara.sp.gov.br/central_de_arquivos/vereadores/cpi-dp.pdf


http://camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/iah/fulltext/relatoriocomis/RELFINVOTORDP08-0106-2001.pdf

0 comentários: