Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Símbolo turístico de Salvador, Elevador Lacerda será privatizado (14set2011)

Elevador Lacerda será privatizado, diz secretaria dos transportes

Além do elevador, planos inclinados e Estação da Lapa também serão administrados pelo sistema privado

Por Assis Ribeiro / Correio 24 horas


Um dos maiores símbolos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda será privatizado pela prefeitura, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura. Os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade e a Estação da Lapa também serão privatizados.

Com a privatização, a expectativa é de que a taxa do Elevador Lacerda fique três vezes mais caras - passará de 15 centavos para 50 centavos, segundo informações da TV Bahia. De acordo com a prefeitura, esse reajuste é necessário para melhorar o serviço oferecido.

Além do elevador, os planos inclinados também serão terceirizados. Atualmente, cerca de 30 mil usuários utilizam o Elevador Lacerda por dia e cerca de 10 mil usam os planos.

"Nós precisamos melhorar a qualidade de atendimento para que possamos fazer um preço justo que a população tenha condições de pagar, mas ao mesmo tempo que possa cobrir os custos operacionais para que tenhamos um equipamento adequado", disse o secretário de transporte José Mattos à TV Bahia.


Plano Gonçalves será um dos privatizados; elevador terá tarifa triplicada, diz prefeitura

Em nota, a prefeitura informa que começou os estudos para a concessão da operação do elevador e dos planos inclinados. "A concessão deverá ser feita através de concorrência pública e as regras para os interessados na operação dos sistemas ainda serão elaboradas", diz a nota. A secretaria "também iniciou as avaliações para concessão da operação e manutenção dos terminais de transbordo da cidade pela iniciativa privada, sendo a maior delas a Estação da Lapa".

Além da tarifa, as empresas que vencerem a concessão terão direito a explorar a publicidade nos espaços. “Isso já acontece em todas as cidades do mundo. O importante é que as pessoas contem com um serviço confiável e de qualidade”, diz o secretário.

A expectativa é de que a concorrência e a consequente privatização aconteçam ainda no primeiro trimestre de 2012.



Problemas no elevador

O Elevador Lacerda vem sofrendo com problemas que fizeram com que suas cabines parassem de funcionar - no final de agosto, as quatro cabines pararam de trabalhar por motivos diversos. A cabine número 1 teve um curto-circuito em seu gerador e foi desativada - a número 2, que funciona como par da outra, foi desativada preventivamente.

A cabine de número 3 parou de funcionar no dia 10 de agosto depois de uma pane elétrica e a número 4 foi desligada pouco depois por medidas de seguranças.

O Elevador Lacerda e os planos inclinados são administrados pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).

Publicado hoje no sítio de Luís Nassif.


Foto de 1982, quando eu e minha mãe conhecemos Salvador, onde aparecem a parte de cima do Elevador Lacerda  e a Baía de Todos os Santos como pano de fundo.


0 comentários: