Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para Júlio e Dunga (12set2011)



Júlio Delamonica Freire faleceu ontem. Júlio foi um dos responsáveis por minha forte ligação com a cidade de Cuiabá.

A primeira sensação sobre essa terra, ao sair do avião no Aeroporto Marechal Rondon, foi a de que as turbinas do avião estavam exalando muito calor. Chegando à porta do avião senti aquela emanação de ar quente, que me parecia provir da turbina ali ao lado da escada. Indo para o saguão de desembarque, dei-me conta de que o calor não era da turbina. Era calor ambiente mesmo. Tudo bem. Eu vinha conhecer Cuiabá e a universidade para analisar se aceitaria ou não o convite do chefe do Departamento de Geologia para trabalhar aqui.

Fora o calor, o que senti naquele mesmo momento, na porta do avião, foi que estava finalmente chegando à minha casa. Sensação inexplicável para mim até hoje. Mas muito clara. Tudo me parecia bonito no caminho do aeroporto para o centro de Cuiabá. Tudo o que eu via fazia meu coração bater feliz. Casinhas simples no entorno da Avenida da FEB, o rio Cuiabá, a Prainha e o centro. Fiquei hospedado no Hotel Fenícia, na Avenida Getúlio Vargas, e a janela do quarto, voltada para a parte de trás do hotel, abria-se para o quintal da Casa do Governador, com sua piscina, jardins e árvores.

Acabei por aceitar mudar-me para Cuiabá e trabalhar na universidade federal daqui, vindo da federal rural do Rio de Janeiro. Até então, o que sentia era um bem-estar por estar aqui. Puras impressões favoráveis, mesmo quando nem tudo caminhava tão bem no ambiente de trabalho.

Um dia, pouco depois de meu ingresso na universidade, fui assistir a uma palestra do Professor Júlio que tratava da história da ocupação urbana de Cuiabá. A palestra trouxe à luz, para mim, os diversos momentos históricos da evolução arquitetônica e de expansão urbana, desde o começo da existência da cidade. Os garimpos, a sociedade no período colonial, o período do Estado Novo, a ânsia pela “modernização” na década de 1970, os deslocamentos de fluxos e de instituições direcionando os ciclos de expansão. Tudo isso estava marcado, mapeado, na cidade.

Depois disso, meu olhar, armado dessas informações, passou a associar os sentimentos que eu já tinha à análise e percepção da história associada aos casarões, às casinhas, aos diferentes traçados das vias e aos diferentes grupos arquitetônicos. Esse olhar deu asas à imaginação e uma espécie de inveja de quem viveu uma Cuiabá mais antiga, bucólica, hospitaleira.

Ao mesmo tempo em que devo a ele esse olhar, por sua palestra encharcada de competência e de bem-querer pela cidade, outro personagem trouxe-me acréscimos fundamentais.

Dunga Rodrigues (Maria Benedita Deschamps Rodrigues - 1908-2002), quem, como testemunha dos "tempos de outrora", acrescentou histórias, "causos", à "maquete social-temporal" da cidade que Júlio já havia oferecido. Dunga encheu essa estrutura com histórias do arco da velha, fatos diversos relatados com graça e sensibilidade.

Assim, Júlio Delamonica e Dunga seriam, digamos assim, meus "padrinhos", que me levaram a me apropriar de Cuiabá com o coração e a mente.

Os dois certamente nem suspeitam de quão bem me fizeram em nossos breves contatos. Eles foram - sem afetações românticas e sem cuiabanismos exacerbados – genuínos portadores de boas novas sobre velhos tempos desta capital. Eles permitiram que eu transitasse e transite por Cuiabá em diferentes vórtices de tempo. Por tudo isso, apresento meus agradecimentos e minhas homenagens a eles.

0 comentários: