Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estudantes pedem 10% do PIB (1set2011)

Manifestação liderada por UNE e Ubes em Brasília exige mais verba para educação

Por Vinicius Mansur
Brasília (DF) - 31/08/2011


Os protestos estudantis começaram às nove da manhã desta quarta-feira (31) às portas do Banco Central (BC), onde se reuniria o Comitê de Política Monetária (Copom) para decidir o futuro da taxa de juros Selic. Com a lavagem simbólica da entrada do banco, os estudantes pediram a redução da taxa e o fim do superávit primário – que teve sua meta anual ampliada em R$ 10 bilhões na última segunda-feira (29).

“Queremos um país da educação, do trabalho e da produção, não um país que todo mundo vem para especular e ganhar dinheiro”, disse o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu.

A pauta de 43 reivindicações do ato - organizada pela UNE, União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação nacional de Pós-Graduados (ANPG) – é encabeçada pela destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

Do BC, os cerca de 10 mil estudantes saíram em marcha até o Congresso Nacional, sob um sol intenso e clima seco, típicos de Brasília nesta época do ano.

Já no início da tarde, dentro do Congresso, em uma audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pela deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), os estudantes denunciaram a repressão do governo chileno de Sebastián Piñera contra o massivo movimento por educação pública daquele país.

A audiência contou com a presença de uma das lideranças estudantis do Chile, Camila Vallejo, que relatou que o governo trata os manifestantes como “subversivos”, “delinqüentes” e “responsáveis pela morte do estudante Manuel Gutierrez [morto durante manifestação] e por mortes futuras”.



Encontro com a presidenta

Em seguida, uma comitiva estudantil foi recebida pela presidenta Dilma Roussef e pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho além da secretária nacional da Juventude, Severine Macedo.

De acordo com o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a pauta do movimento foi exposta ao governo, que “não se posicionou com firmeza na defesa ou negação de nenhum dos itens”. A assessoria do Palácio do Planalto afirmou que o documento será estudado.




Leia aqui como Camila Vallejo está sendo ameaçada de morte.

Leia aqui o desnudamento da política neoliberal do Chile.


Leia aqui uma crônica sobre uma batalha em Santiago do Chile.

0 comentários: