Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sábado, 3 de setembro de 2011

Áreas desmatadas da Amazônia viram pasto (3set2011)

How long has this been going on? (George Gershwin / Ira Gershwin)
Ella Fitzgerald e Nelson Riddle Orchestra


Por Marta Salomon e Tânia Monteiro


Virou pasto a maioria das áreas desmatadas na floresta amazônica. Imagens de satélites analisadas pelo governo mostraram que dos 719 mil quilômetros quadrados de árvores abatidas até 2008, pouco mais de 62% são ocupados atualmente por pastagens e outros 20% passam por processo de recuperação natural da vegetação.

A agricultura, sobretudo destinada à produção de grãos, ocupa menos de 5% da área total desmatada, que representava, há três anos, o equivalente a 17,5% da Amazônia.

Os dados constam de estudo feito em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foram apresentados ontem no Palácio do Planalto.

Inédito, o estudo confirma a hipótese de que a pecuária é o grande motor do avanço das motosserras na Amazônia. Os resultados surpreendem sobretudo pela extensão de terras ocupadas pela pecuária, o que indica a baixa produtividade, principalmente nos 110 mil quilômetros quadrados em que as cabeças de gado ocupam áreas de pasto sujo ou regeneração com pasto.

De acordo com dados oficiais mais recentes, a Amazônia Legal (área um pouco maior do que o bioma Amazônia considerado no estudo) reúne 71 milhões de cabeças de gado.



Recuperada

Também foi surpreendente a quantidade de floresta em recuperação detectada pelos satélites. Essa parcela, de 150,8 mil quilômetros quadrados, cerca de cem vezes o tamanho da cidade de São Paulo, corresponde a 21% do total desmatado.

A floresta em estado de regeneração foi apontada pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, como um importante ativo, por funcionar na captura de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

as pastagens degradadas, classificadas como pastagens com solo exposto, somam 594 quilômetros quadrados, ou 0,1% do total abatido. Um porcentual menor do que o esperado.


Absurdo

O estudo também deve reforçar os argumentos do governo na negociação da reforma do Código Florestal, ao revelar o destino da maior parcela das áreas desmatadas. O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) defendeu uma moratória ao desmatamento na Amazônia, proposta abandonada durante os debates no Congresso.

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) chamou a atenção para o modelo de exploração da pecuária na Amazônia. "Ter menos de uma cabeça de gado por hectare é algo inaceitável. É um desperdício porque você está substituindo a floresta por algo que não dá retorno de renda e crescimento ao País", comentou.

Fonte: odiario.com / Maringá

0 comentários: