Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 14 de agosto de 2011

Proposta do governo não satisfaz reivindicações do movimento docente (14ago2011)

Notícia do sítio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, de 12 de agosto de 2011.

Proposta do governo congela remuneração da tabela salarial por 2 anos

A proposta apresentada pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (MP), Duvanier Paiva, na última reunião com o ANDES-SN (9/8) congela o valor da remuneração na tabela salarial, traz um impacto financeiro nulo para grande parte da categoria e aumenta as distorções entre as carreiras dos professores de terceiro grau e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt).

Em termos financeiros, apesar da alteração no valor do Vencimento Básico (VB), a remuneração segue a mesma para quase toda a categoria, independente do regime de trabalho ou titulação. Isso porque a incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) ao VB, nos mesmos valores que já vinham sendo pagos, mantém o total inalterado e repercute somente em parcelas variáveis, calculadas sobre o VB, como anuênio, insalubridade e periculosidade. Vale lembrar que o anuênio foi extinto em março de 1999, sendo pago apenas aos servidores que gozavam do benefício até aquela data, e nos mesmos percentuais da época.

Sob o aspecto conceitual representa um ganho para o movimento, diminuindo uma linha no contracheque, ao eliminar justamente a gratificação de caráter produtivista, um dos pontos mais criticados pelo Sindicato Nacional.

No entanto, a incorporação da Gemas ao VB, sem que seja incorporada também a Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt), afastaria ainda mais a carreira dos docentes do terceiro grau da carreira dos docentes da Ebtt.

Contraproposta do ANDES-SN

A contraproposta emergencial apresentada pelo Sindicato Nacional está organizada conforme os termos aprovados no 56º Conad e com os ajustes feitos na última reunião do Setor das Ifes (3/8). Prevê a incorporação das duas gratificações e a organização da Tabela Remuneratória a partir da valorização do piso e com degraus constantes.

O valor tomado como referência para a remuneração inicial na carreira para o docente graduado com jornada de 20 horas é R$ 2194,76 - valor do salário mínimo necessário de janeiro de 2011, calculado pelo Dieese.

Considerando que não foi possível negociar neste momento a alteração da estrutura atual da carreira de 17 níveis, o interstício entre os níveis foi ajustado em degraus de 3%. A remuneração por titulação e por regime de trabalho também segue percentuais constantes na proposta do movimento docente.

Confira abaixo algumas tabelas com a comparação das propostas que estão em discussão.

- Comparação das propostas considerando o Professor Graduado em regime de trabalho de 20 horas;

- Comparação das propostas considerando o Professor Graduado em regime de Dedicação Exclusiva;

- Comparação das propostas considerando o Professor Doutor em regime de Dedicação Exclusiva.

Fonte: ANDES-SN

0 comentários: