Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Multidões de israelenses tomam as ruas de seu país exigindo reformas e a renúncia de Netanyahu (2ago2011)

150.000 manifestantes tomaram as ruas de todo o país exigindo reformas de bem-estar social

No sítio The Thuth Seeker, publicado em 31 de julho de 2011. Tradução minha. Conforme título de publicação no sítio Ecocídio, está parecendo que "nem judeu aguenta sionista".

Ilan Lior, Jack Khoury, Gili Cohen, Eli Ashkenazi, Nir Hasson e Yanir Yagna – Haaretz, 31 de julho de 2011.

Mais de 150 mil manifestantes tomaram as ruas em 12 cidades israelenses, pedindo uma mudança na divisão da riqueza e a renúncia do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Em Tel Aviv, um número estimado de 100 mil manifestantes marcharam a partir da Praça Habima para o Museu de Tel Aviv. "Estamos felizes em ver o povo de Israel tomando as ruas, cada um em sua própria cidade, cada um com seus próprios problemas, mas muitos problemas que são comuns a todos nós", disse um dos organizadores, Yonatan Levy.

O rali de 10 mil em Jerusalém estabeleceu um precedente para a capital. Além de ser um dos maiores nos últimos anos, era quase inteiramente sem a participação dos ultra-ortodoxos, e apoiada por nenhum organizações ou partidos políticos.

O autor David Grossman disse: "As pessoas são leais ao Estado, mas o Estado não é leal a elas”.

Em Haifa, o protesto atravessa as linhas étnicas, como indicado por uma saudação de um dos organizadores para a multidão de cerca de 12.000: "Boa noite, judeus e árabes, boa noite seculares e ortodoxos, boa noite jovens e idosos”.

Em Modi'in, o protesto atraiu cerca de 600 manifestantes. Em Ra'anana, cerca de 350 protestaram, principalmente estudantes do Colégio Beit Berl, e Beer Sheva atraiu uma multidão de cerca de 3.000.

No norte, cerca de 40 pessoas se manifestaram na Quadra Primavera, em Nazaré, a maioria judeus de cidades vizinhas. O protesto de Kiryat Shmona atraiu uma multidão de cerca de 2.000, que bloquearam o tráfego de forma intermitente.


Russia Today conversa com um dos organizadores do protesto:

"Netanyahu estressado, pode começar a guerra para retirar os manifestantes na rua"

0 comentários: