Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Manifestação em defesa da educação pública reúne as três categorias da UFPR em greve (31ago2011)


Docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram uma manifestação pública na manhã de sexta-feira (26). A manifestação, que percorreu o centro de Curitiba, terminou no prédio da Reitoria da UFPR, para onde a comunidade universitária se dirigiu em busca de diálogo com a administração da Universidade.


O objetivo do ato, que reuniu cerca de 600 pessoas, foi expor à população as difíceis condições pelas quais passa o ensino superior público no país e, em âmbito local, os problemas que afetam a Universidade Federal do Paraná. A manifestação procurou dar maior visibilidade às reivindicações – locais e nacionais - das três categorias que estão em greve na UFPR, e acelerar os processos de negociação com a Reitoria da Universidade.

Entre as reivindicações nacionais estão a reposição de servidores e professores para as universidades públicas, e aumento dos investimentos do governo na educação pública, com a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor.

O ato público começou às 9 horas na Praça Santos Andrade e depois seguiu para a Boca Maldita. Durante o trajeto, os manifestantes distribuíram para a população uma carta que explicava os motivos que levaram as três categorias a deflagrarem greve.


Com muitas faixas, bandeiras e bastante animação, a manifestação tomou conta do centro da cidade.

Ao final do ato, os participantes se dirigiram ao prédio da Reitoria da Universidade, onde foram recebidos pelo reitor Zaki Akel, que abriu espaço para que representantes das três categorias se manifestassem.

Os membros da comunidade universitária solicitaram maior rapidez por parte da Reitoria da UFPR em apresentar respostas concretas às reivindicações, no sentido de assegurar a aplicação de políticas institucionais e ações que visem solucionar graves questões que afetam a Universidade.

No encontro, o reitor afirmou que a Administração da Universidade está se empenhando para responder com agilidade às questões apresentadas pelas categorias, e que o direito de greve será assegurado a todos os membros da comunidade universitária da UFPR.

Fonte: Apufpr - Seção Sindical


0 comentários: