Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Petrobras e Vale aliam-se na produção de insumos para fertilizantes (23jun2011)

No sítio do deputado federal Brizola Neto, Tijolaço, mais uma matéria esclarecedora sobre o mercado de fertilizantes e o papel do Brasil como um dos maiores importadores mundiais desses produtos. O país é dependente de algumas poucas empresas estrangeiras. Então, Petrobras e Vale investirão juntas na produção dos insumos para a produção de fertilizantes (N P K), com o intuito de reduzir a dependência nacional de importações no setor. Leia a respeito: Vem aí a Brasilfértil?.

O interessante é que a grande mídia não fala dessas ações que envolvem um mercado que mobiliza US$10.000.000.000 por ano.

1 comentários:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse... [Responder comentário]

Fundamental para a agricultura brasileira Só para contar uma realidade: O arroz do Uruguai entra no Brasil a U$10 enquanto seus insumos são muitos menores. Se quero trazer os insumos (adubo, 'defensivos', óleo diesel, pneus...) sou preso ainda na fronteira acusado de contrabandista.
Isto representa menos empregos no Brasil.
O Mercosul é 10 em mil aspectos, mas temos tb que nos fixar em particularidades.
Se a produção brasileira de fertilizantes crescer, diminui a discrepância, mas temos que ser autossuficientes tb em "defensivos' et al!
Grande abraço e lutamos sempre por 1 Brasil para Tod@s!
Saroba