Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Yoani Sánchez diz que milhares de cubanos deixaram Cuba para não dividirem o quarto com a avó (3mai2011)

Yoani Sánchez, a blogueira cubana adorada pilo PIG mundial, mas com poucos admiradores em seu país, diz que milhares de cubanos deixaram Cuba para não dividirem o quarto com a vovozinha!!! Incrível!

Querida, Yoani, da última vez que nós conversamos eu havia lhe dito que, na medida em que você passava a escrever colunas fixas para nossos 'democráticos' jornais do PIG, O Globo e Estadão em particular, aqueles que só publicam cartas dos leitores que concordam com eles e até mesmo cartas pregando a derrubada do governo eleito, que você passava também então a ser alvo de nossas pentelhadas, não foi???

Pois bem, parece que você não me levou a sério. Em sua coluna de ontem, dia 01/05/2011, no jornal O Globo, intitulada "O casarão, o país", você me deu dois moles, um deles, absurdo!!!

O artigo está meio confuso, possivelmente culpa da tradução. Fala sobre o sonho da menina em ver os ricos ocupando os casarões e os pobres os apartamentos de um quarto. Bem, cada um sonha com o que bem entender, não é mesmo??? Vejamos este trecho:
Todas essas limitações na área imobiliária obedeciam à intenção governamental de não permitir que aflorassem as diferenças sociais. Num país onde cada um pudesse vender ou comprar uma casa, tendo como únicos requisitos possuir sua propriedade ou ter dinheiro para adquiri-la, as cidades se redistribuiriam rapidamente. Então essa foi a forma escolhida para evitar que os mais poderosos economicamente ficassem com as melhores habitações.
Ah, Yoni, de onde que você tirou esta idéia??? Ela está completamente equivocada!!! Você parece não ter ouvido falar das favelas e palafitas da América Latina, da Ásia e da África!! Menos, menina, a imensa maioria das pessoas no mundo capitalista não tem nem propriedade e nem dinheiro para comprar uma casa.

Mas o que nos deixou mesmo assombrados foi este trecho:
É difícil saber com exatidão quantos cubanos emigraram de seu país impulsionados, principalmente, pela falta de espaço. Mas é certo que deve ser muito alta a cifra dos que escaparam para não seguir compartilhando o quarto com a avó.
Depois desta confissão, provavelmente em ato falho, Pentelhão realmente espera que sua avó já tenha morrido. Sim, porque se ela estiver viva e ler o que você escreveu, querida, morrerá de desgosto!

Por fim, dizer que já sabíamos que você nunca gostou muito do seu país, mas agora conseguimos entender porque o povo do seu país também não gosta nada de você. Abandonar a vovozinha??? Tem cabimento???

Abraços, Passarinho Pentelhão.

Postagem do (Blog do Passarinho Pentelhão) de 2 de maio de 2011.

0 comentários: