Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A ignorância da imprensa e os livros didáticos (17mai2011)

Marcos Bagno é escritor, tradutor, linguista e professor da UnB.

A imprensa tem criticado com insistência os livros didáticos de Português escolhidos pelo MEC pelo fato de os mesmos abordarem o tema da variação linguística e de como se trabalhar com ela em sala de aula.

Eu tenho um livro desse autor intitulado Dramática da língua portuguesa e me deliciei com sua leitura. Marcos Bagno defende, entre outras coisas, que a variação culta da língua é instrumento de discriminação. Nós vimos muito isso quando a própria imprensa e muitos de nossos conhecidos criticavam o modo de falar do presidente Lula.

O fato é que Lula poderia até dizer "nós vai", por exemplo, mas mostrou que sabia muito bem para onde ia. Pior são aqueles que dizem "nós vamos" e não sabem onde estão e nem para onde vão (essa fala é sua, Domingues, e a estou tornando mais pública aqui).

Portanto, a leitura do texto que Marcos Bagno publicou em seu site é uma leitura necessária para os interessados em nossa língua portuguesa brasileira e nas implicações do uso de suas variações linguísticas. Para ler o artigo intitulado "Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa", clique aqui. Para acessar o sítio de Marcos Bagno, clique aqui.

Indico para leitura, também, o artigo "Por uma vida melhor: por que abolir os conceitos de “certo” e “errado" (clique aqui), da professora Daniela Jakubaszko, que é assim apresentada no blog Mulheres de Fibra (clique aqui):
... bacharel em lingüística e português pela FFLCH-USP, mestre e doutora pela ECA-USP. Desistiu de ser professora depois de dar aula por 15 anos e virou redatora porque não agüentava mais ouvir: "você trabalha além de dar aulas?"

0 comentários: