Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estadão agride sindicatos, empresários e governo em editorial (27mai2011)

O blog do Passarinho Pentelhão faz parte de minhas leituras diárias, pois, com elegância e bom-humor, faz uma leitura crítica dos jornalões do PiG (Partido da imprensa Golpista). Com autorização expressa do Passarinho Pentelhão, reproduzo aqui neste blog algumas de suas postagens. Como mais um nó na rede da blogosfera, atuo no sentido de divulgação de ideias e textos que considero relevantes ou controversos. Mas sempre com a meta de fazer chegar a um número maior de pessoas textos, informações e ideias que não circulam pelo PiG. Ou quando circulam vêm distorcidos com ironia, comentários ou análises marcadas por uma leitura parcial e, muitas vezes, grotescas.

Vamos, então, ao texto que elegi hoje:

Estadão consegue agredir, em editorial, o Governo, os empresários e os trabalhadores!!! Para o jornal, a união dessa gente só pode acabar em "promiscuidade"!!! Sobrou alguém, Estadão???

Fiesp, Força Sindical e CUT lançaram uma agenda desenvolvimentista dando apoio ou cobrando diversas ações, dentre as quais:
Redução dos juros;

Ampliação do prazo de recolhimento dos tributos;

Desoneração da folha de pagamentos;

Barreiras à entrada de capitais especulativos, etc.
É claro, pode-se discordar ou não de cada uma das medidas propostas, mas afirmar que a junção destas entidades com o governo formam uma "Promiscuidade tripartite" é de uma grosseria sem noção. E não precisaremos nem entrar no texto para mostrar como o Estadão foi infeliz, mas foi Estadão, em seu editorial publicado ontem, dia 25/05/2011, bastando apenas reproduzirmos o título do editorial:
Promiscuidade tripartite!!!(as exclamações são do Pentelhão)
Na verdade, o que incomodou o jornal foi que a agenda não incorpora o mantra maior dos neoliberais: cortar gastos, cortar gastos e cortar gastos!!! Traduzindo, congelar salários e cortar os programas sociais, principalmente, mas não somente, os programas de transferência de renda. Vejam o último parágrafo do editorial em que o jornal aproveita para detonar mais uma grosseria, insinuando que os trabalhadores e os empresários seriam um bando de esfomeados sem educação:
Para aliviar a carga de impostos, investir mais e favorecer os ganhos de competitividade, o governo terá de rever seus gastos, eliminar desperdícios e cortar subsídios injustificáveis. Para fortalecer a economia, precisará ser austero e desagradar a grupos. Discutir austeridade em câmaras setoriais é como propor moderação aos convivas de um banquete.
Abraços, Passarinho Pentelhão.

0 comentários: